Se você ainda não tem o costume de remover toda a maquiagem depois de chegar em casa, preste atenção: dormir maquiada favorece o surgimento de espinhas e cravos, desidrata a pele e o pior: pode causar queda dos cílios.
Isso porque a falta de limpeza na região dos olhos pode provocar a proliferação de um ácaro,o Demodex folliculorum, uma espécie parasita que vive nos folículos capilares e glândulas sebáceas dos seres humanos. Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, embora as pessoas consigam conviver com estes organismos no corpo, esta espécie pode causar algumas inflamações na pele.
Além disso, segundo ele, há pessoas que reclamam da sensação de algo se movimentando na região do rosto durante a noite. A presença desses ácaros é mais comum em mulheres por causa do uso de maquiagem. O especialista alerta que é preciso retirar os produtos utilizando sabonetes e demaquilantes. “Não há problema em usar maquiagem e cremes, contanto que se faça a higiene correta ao redor dos olhos”, diz Hida. Para o oftamologista Celso Afonso Gonçalves, chefe do serviço de Oftalmologia do Hospital Ana Costa, em Santos, a alergia nos olhos vai além da maquiagem. O problema pode piorar com a falta de higienização no ambiente onde as pessoas dormem. Segundo ele, não basta apenas combater a alergia se o paciente não tentar eliminar o máximo possível a quantidade de ácaros de sua casa, pois eles potencializam os sintomas.
Por isso, nesses casos, além da remoção de toda maquiagem, é ainda mais importante se preocupar com a limpeza correta de colchōes, travesseiros e cobertores que podem acumular muitos parasitas. Em farmácias e drogarias, por exemplo, podem ser encontrados produtos que servem como demaquilante e que também removem os ácaros. Disciplina “Vale lembrar que esta é uma doença crônica e que, para combater, o paciente deve ter disciplina, pois são necessárias limpezas diárias com água, xampu para cílios e colírios” comenta o especialista. Por fim, o oftamologista alerta para os sintomas de irritabilidade na região dos olhos, que são lacrimejamento, sensação de areia, coceira nos olhos e pálpebras, pálpebras vermelhas. Ao sentir esses sintomas, a pessoa precisa procurar um especialista. Confira a matéria no site do jornal A Tribuna